Imagine Estudar no Canadá

Qual seria sua reação se avistasse um pendrive no caminho do 5930

Qual seria sua reação se avistasse um  pendrive no caminho do estacionamento? Possivelmente, a tentação de abaixar para pegá-lo seria grande. Afinal, os pendrives são mídias com capacidade de centenas de disquetes, bem mais rápidos e funcionais. Além disso, é mais fácil hoje em dia encontrar um computador com a interface USB para acoplar o pendrive do que unidades para disquetes.

O problema é que um pendrive perdido também oferece riscos. Sim, ele pode ter sido deixado ali justamente na expectativa de que alguém o pegasse, plugasse no seu computador corporativo e infectasse toda a rede. O pior é que, ao contrário das unidades de disquetes atuais, as interfaces USB ainda vêm ativadas com recurso de execução automática (autorun). Ou seja, basta plugar o pendrive no micro para que se dispare a execução de um programa: plataforma mais que perfeita para lançamento de worms.

Nos primórdios da microcomputação, as unidades de disquetes possuíam recurso semelhante, o que permitia a propagação dos vírus de disquetes. Bastava o usuário introduzir o disquete na unidade, que micro e vírus se encarregavam da sua reprodução. Infelizmente, a situação com os pendrives hoje repete tragicamente esse erro de design do passado.

O pior é que tal cenário desolador não é apenas paranóia. O risco é real.

Matt Hines. Infoworld. Internet: <www.computerworld.uol.com.br> (com adaptações).

Considere que, corroborando a situação de risco apresentada no texto acima, um usuário de uma rede de computadores de um órgão público, tendo encontrado o referido pendrive, tenha conectado tal dispositivo a um dos computadores dessa rede e, em decorrência, tenha infectado toda a rede com worms. Nessa situação e sabendo que uma auditoria específica ao problema será realizada no ambiente da rede infectada, julgue os seguintes itens, acerca das verificações e ações que caberão ao auditor encarregado, segundo as boas práticas de auditoria, assim como os padrões normativos desse domínio de atividade.

Caso constate a inexistência de monitoramento da rede por meio de trilha de auditoria para registro de acesso a portas USB, o auditor deverá implementar esse controle.

Questão no QuestionsOf: Qual seria sua reação se avistasse um pendrive no caminho do 5930

Questões similares