Imagine Estudar no Canadá

Instruções: Para responder à questão considere as informaçõe 41186

Instruções: Para responder à questão considere as informações abaixo.

OBJETIVO E REQUISITOS DE MODERNIZAÇÃO DE PROCESSOS E DE TI EM ÓRGÃO DA ESFERA GOVERNAMENTAL

OBJETIVO:

            O Ministério Público do Governo Federal de um país deseja modernizar seu ambiente tecnológico de informática. Para tanto, adquirirá equipamentos de computação eletrônica avançados e redefinirá seus sistemas de computação, a fim de agilizar seus processos internos e também melhorar seu relacionamento com a sociedade.

REQUISITOS PARA ATENDER AO OBJETIVO:

Orientação a objeto:

§1o - A reutilização máxima de componentes de software é um requisito fundamental em razão da escassez de recursos. Os requisitos comuns a mais de uma ação ou funcionalidade dos sistemas deverão ser representados em casos de uso destacado, para serem referenciados em relação de dependência aos casos de uso principais.

§2o - A especificação de ações decorrentes de exceção descoberta durante a elaboração de um caso de uso deverá ser tratada em caso a parte a este associado.

§3o - Em operações similares de classes herdadas, quando ocorrer que as suas implementações, apesar de diferentes, não modifiquem suas assinaturas, deve-se utilizar o fundamento correspondente para maximizar a reusabilidade.

§4o - Durante o levantamento de requisitos observou-se que, em relacionamentos entre classes, existiam:

1. algumas que agregavam outras controlando seus tempos de vida;

2. alguns atributos de uma classe que eram outras classes.

Especificações gerais do Sistema de Denúncias Públicas - SDP:

            O sistema deverá ter um cadastro contendo dados de denunciantes, dados que identifiquem cada uma das denúncias, cadastro geral dos órgãos públicos federais e funcionalidades para manter todos esses cadastros, atentando para a reusabilidade máxima de componentes de software.

            Dentre as operações, devem ser previstas a captura, a modificação e a exclusão das informações de cada cadastro, bem como consultas por identidade e/ou nome de pessoas denunciantes (identificando seu tipo como pessoa física ou jurídica), por data e/ou importância de denúncia (prioridade a ser atribuída no sistema por funcionário competente) e por órgãos e responsáveis envolvidos nas denúncias.

            Ao aceitar denúncias, o sistema deve prever a condição de falsidade que, se constatada, deverão ser acionadas funções para tratar a questão da falsa denúncia. Uma denúncia infundada deve ser excluída do cadastro principal devendo, entretanto, ser criada como novo objeto em um cadastro de históricos.

            Os pareceres sobre denúncias deverão ser objeto de processos que tramitarão entre os departamentos responsáveis.

A situação em que se encontrar um processo, após cada  remessa, parecer ou quaisquer ações que venham a modificar sua situação, deverá ser mostrada no sistema.

            O cadastro de órgãos deverá conter os funcionários vinculados (lotados em cada órgão e com sua lotação departamental única dentro do órgão), com destaque para os cargos de responsabilidade, tais como presidentes, diretores e respectiva composição diretiva e de conselhos administrativos e fiscais.

            Todo o sistema deverá ser gerenciado, considerando as atividades de planejamento, controle, execução e testes, atentando para as questões de prazo, recursos, custos e riscos de projeto, com ciclos de desenvolvimento bem definidos. Para tanto, deverão ser utilizadas ferramentas adequadas em cada fase.

            Finalmente, o ambiente, as metodologias, os padrões, os modelos, as linguagens, as normas, as tecnologias e as técnicas usadas deverão sempre ser utilizadas em suas versões mais atuais.

No §4o, os itens 1 e 2 mostram, respectivamente, associações de

Questão no QuestionsOf: Instruções: Para responder à questão considere as informaçõe 41186

Questões similares